Pergunta

Um grupo de cosmólogos publicou na revista britânica New Scientist, em 2004, uma carta aberta à população na qual critica a postura dos defensores do modelo cosmológico da grande explosão. Aqueles cientistas argumentam que atualmente, na cosmologia, não se tolera a dúvida e a discordância. Eles também criticam que essa postura totalitária faz com que as observações astrofísicas sejam interpretadas de modo enviesado. Assim, quando surgem dados observacionais discordantes daquele modelo, em vez o colocarem em cheque, eles são ignorados ou ridicularizados pelos defensores do referido modelo. Com base nessas informações, conclui-se que esse grupo de cosmólogos está chamando a atenção para o fato de que​

Respostas


Um grupo de cosmólogos publicou na revista britânica New Scientist, em 2004, uma carta aberta à população na qual critica a postura dos defensores do modelo cosmológico da grande explosão. Aqueles cientistas argumentam que atualmente, na cosmologia, não se tolera a dúvida e a discordância. Eles também criticam que essa postura totalitária faz com que as observações astrofísicas sejam interpretadas de modo enviesado. Assim, quando surgem dados observacionais discordantes daquele modelo, em vez o colocarem em cheque, eles são ignorados ou ridicularizados pelos defensores do referido modelo. Com base nessas informações, conclui-se que esse grupo de cosmólogos está chamando a atenção para o fato de que

​A) a ciência lida com a realidade última, por isso os modelos não podem estar errados e correspondem a essa realidade.

B) a ciência lida com modelos, os quais podem estar errados na interpretação da realidade, mesmo quando são aceitos por muitos cientistas.

C) a pesquisa científica não comete erros ao interpretar a realidade, mesmo quando os cientistas estão em desacordo entre si sobre qual modelo é verdadeiro.

D) a pesquisa científica é feita por cientistas imparciais e objetivos, os quais querem encontrar testes observacionais para mostrar que os modelos estão errados.

Respostas

1

Aceitamos este método, mas alguns métodos podem dar errado. Portanto, a letra b) está correta

Analismos cada opção separadamente.

isto está errado. O conceito de verdade absoluta contraria o caminho percorrido pela ciência. Embora represente um fato, não se pode concluir que contenha todos os fatos.

b) Está correto. Na comunidade científica, muitas vezes vemos vários modelos que abordam a mesma questão fundamental (como a origem do universo). Porém, em alguns casos, um exclui o outro, resultando em modelos válidos e modelos que não condizem com a realidade.

c) um erro. Dependendo do modelo que está sendo analisado, podem ocorrer erros, principalmente ao lidar com questões previamente desconhecidas ou investigadas.

e) um erro. Com o tempo, ocorrem vieses, como consta na própria fala.

————————————————————————————————————————

2

um momento

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x