Pergunta

Quanto mais complicada se tornou a produção industrial, mais numerosos passaram a ser os elementos da indústria que exigiam garantia de fornecimento. Três deles eram de importância fundamental: o trabalho, a terra e o dinheiro. Numa sociedade comercial, esse fornecimento só poderia ser organizado de uma forma: tornando-os disponíveis a compra. Agora eles tinham que ser organizados para a venda no mercado. Isso estava de acordo com a exigência de um sistema de mercado. Sabemos que em um sistema como esse, os lucros só podem ser assegurados se se garante a autorregulação por meio de mercados competitivos interdependentes.

Respostas
* Respostas disponíveis após os anúncios, basta clicar no botão para ver a resposta dada

Quanto mais complicada se tornou a produção industrial, mais numerosos passaram a ser os elementos da indústria que exigiam garantia de fornecimento. Três deles eram de importância fundamental: o trabalho, a terra e o dinheiro. Numa sociedade comercial, esse fornecimento só poderia ser organizado de uma forma: tornando-os disponíveis a compra. Agora eles tinham que ser organizados para a venda no mercado. Isso estava de acordo com a exigência de um sistema de mercado. Sabemos que em um sistema como esse, os lucros só podem ser assegurados se se garante a autorregulação por meio de mercados competitivos interdependentes.(POLANYI, K. A grande transformação: as origens de nossa época. Rio de Janeiro: Campus, 2000 (adaptado)

A consequência do processo de transformação socioeco – nomica abordado no texto é a

a) expansão das terras comunais.
b) limitação do mercado como meio de especulação.
c) consolidação da força de trabalho como mercadoria.
d) diminuição do comércio como efeito da industrialização.
e) adequação do dinheiro como elemento padrão das transações.

Respostas

1

O documento incorpora o trabalho como mercadoria (c).

sistema de capitalismo

O sistema capitalista está enraizado na lógica do liberalismo econômico que vê a sociedade como um ambiente competitivo e lucrativo.

O liberalismo é uma filosofia social, econômica e política baseada no conceito de liberdade individual e industrial. Isso porque todo cidadão deve ter direitos humanos iguais para garantir a livre concorrência no mercado.

Concorrência de mercado livre, cumprimento de contratos, economia individual e intervenção estatal mínima nas operações comerciais neste sistema.

——————————————————————————————————————

2

A estabilidade do processo de produção capitalista, ou seja, a sociedade comercial descrita no texto, precisa ser determinada de forma a garantir a continuidade da produção, o maior impacto econômico e social, tendo como finalidade converter o trabalho em mercadoria.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x