Pergunta

Penso que não há um sujeito soberano, fundador, uma forma universal de sujeito que poderíamos encontrar em todos os lugares. Penso, pelo contrário, que o sujeito se constitui através das práticas de sujeição ou, de maneira mais autônoma, através de práticas de liberação, de liberdade, como na Antiguidade — a partir, obviamente, de um certo número de regras, de estilos, que podemos encontrar no meio cultural.

Respostas
* Respostas disponíveis após os anúncios, basta clicar no botão para ver a resposta dada

Penso que não há um sujeito soberano, fundador, uma forma universal de sujeito que poderíamos encontrar em todos os lugares. Penso, pelo contrário, que o sujeito se constitui através das práticas de sujeição ou, de maneira mais autônoma, através de práticas de liberação, de liberdade, como na Antiguidade — a partir, obviamente, de um certo número de regras, de estilos, que podemos encontrar no meio cultural.FOUCAULT, M. Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

O texto aponta que a subjetivação se efetiva numa dimensão
A legal, pautada em preceitos jurídicos.
B racional, baseada em pressupostos lógicos.
C contingencial, processada em interações sociais.
D transcendental, efetivada em princípios religiosos.
E essencial, fundamentada em parâmetros substancialistas.

Respostas

1

Para Foucault, os sujeitos não são formados “por uma estrutura estabelecida”, portanto não são uma verificação definitiva da universalidade (como os filósofos medievais a chamam), nem é estabelecida por um conjunto de regras de cima para baixo. (independentemente da conformidade legal).

Também não é inteiramente racional, e grande parte de sua criação lida com a ideia de que inclui aspectos da vontade subjetiva que podem ou não estar em conformidade com os padrões moralmente estabelecidos, e que uma determinada subjetividade afeta as interações com os outros.

————————————————————————————————————————–

2

            2a           

limpeza:

aula

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x