Pergunta

No processo de destinação dos lucros auferidos por uma empresa, vários procedimentos são adotados para a constituição de reservas e para a distribuição de dividendos. Por meio da análise da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido da Cia. Marte, verificou-se que:

Respostas

No processo de destinação dos lucros auferidos por uma empresa, vários procedimentos são adotados para a constituição de reservas e para a distribuição de dividendos. Por meio da análise da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido da Cia. Marte, verificou-se que

:I. A Cia. Marte distribuiu dividendos de 45% do lucro líquido do exercício, conforme determina o seu estatuto.
II. Os saldos de reservas de lucros, exceto para contingências, de incentivos fiscais e de lucros a realizar excedem o valor do capital social.
III. A reserva legal foi constituída de 2,5% do lucro líquido e o saldo final de tal reserva correspondia a 20% do capital social.
IV. O fato que originou a constituição da reserva para contingências em exercício anterior não se efetivou e a empresa não reverteu a reserva, mesmo com a expectativa de que o fato não mais ocorrerá.

Respostas

1

você está bem?

Apenas a primeira e a terceira opções estão corretas.

I. Isso mesmo – ao pagar dividendos aos acionistas da Cia. A MARTE cumpre o disposto no Regulamento e aplica os procedimentos corretos. Se a taxa de dividendo não for especificada, a empresa deve aderir à taxa de dividendo mínima prescrita por lei. Número 6404 para o ano de 1976.

2. Falso – Porque somente provisões para contingências, reservas de benefícios fiscais e reservas de lucros a realizar podem ter saldo patrimonial elevado.

3. Isso é verdade – porque a lei estabelece que a reserva estatutária é igual a 20% do capital social.

4. Incorreto – Caso a provisão não seja mais válida, a empresa tem que recuperar o número utilizado na situação.

————————————————————————————————————————

2

1º e 3º – Resposta correta

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x