Pergunta

Leia o texto sobre “Slam do Corpo”, a seguir: Slam do Corpo é um encontro pensado para surdos e ouvintes, existente desde 2014, em São Paulo. Uma iniciativa pioneira do grupo Corposinalizante, criado em 2008. (Antes de seguirmos, vale a explicação: o termo slam vem do inglês e significa — numa nova acepção para o verbo geralmente utilizado para dizer “bater com força” — a “poesia falada nos ritmos das palavras e da cidade”). Nos saraus, o primeiro objetivo foi o de botar os poemas em Libras na roda, colocar os surdos para circular e entender esse encontro entre a poesia e a língua de sinais, compreender o encontro dessas duas línguas. Poemas de autoria própria, três minutos, um microfone. Sem figurino, nem adereços, nem acompanhamento musical. O que vale é modular a voz e o corpo, um trabalho artesanal de tornar a palavra “visível”, numa arena cujo objetivo maior é o de emocionar a plateia, tirar o público da passividade, seja pelo humor, horror, caos, doçura e outras tantas sensações. NOVELLI, G. Poesia incorporada. Revista Continente, n. 189, set. 2016 (adaptado). A partir da leitura atenta e por meio do levantamento de palavras-chave, podemos constatar que na prática artística mencionada no texto o corpo assume papel de destaque, ao articular diferentes linguagens com o intuito de

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Leia o texto sobre “Slam do Corpo”, a seguir: Slam do Corpo é um encontro pensado para surdos e ouvintes, existente desde 2014, em São Paulo. Uma iniciativa pioneira do grupo Corposinalizante, criado em 2008. (Antes de seguirmos, vale a explicação: o termo slam vem do inglês e significa — numa nova acepção para o verbo geralmente utilizado para dizer “bater com força” — a “poesia falada nos ritmos das palavras e da cidade”). Nos saraus, o primeiro objetivo foi o de botar os poemas em Libras na roda, colocar os surdos para circular e entender esse encontro entre a poesia e a língua de sinais, compreender o encontro dessas duas línguas. Poemas de autoria própria, três minutos, um microfone. Sem figurino, nem adereços, nem acompanhamento musical. O que vale é modular a voz e o corpo, um trabalho artesanal de tornar a palavra “visível”, numa arena cujo objetivo maior é o de emocionar a plateia, tirar o público da passividade, seja pelo humor, horror, caos, doçura e outras tantas sensações. NOVELLI, G. Poesia incorporada. Revista Continente, n. 189, set. 2016 (adaptado). A partir da leitura atenta e por meio do levantamento de palavras-chave, podemos constatar que na prática artística mencionada no texto o corpo assume papel de destaque, ao articular diferentes linguagens com o intuito de


Respostas

1.

responda:

A impressão de ritmo e visão em sua expressão poética.

Compreendo:

Espero que isso ajude você.

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2.

responda:

Body Slam – Estampa com ritmo e rima claros.

Compreendo:

O Grand Slam é uma competição aberta em que cada apresentação é julgada em uma escala de 0 a 10 por cinco juízes diretamente selecionados pelo dono do sacramento, independentemente do parentesco do poeta. Os melhores poetas nem sempre vencem porque os juízes não são especialistas na área e escrevem poemas que imediatamente ressoam e mostram a habilidade do artista diante de um público. Manequim e microfone. Roberta explica: “O jogo começa quando você chega ao público. O verso, a performance e o ritmo da performance falada não são apenas as palavras, mas a forma e o conteúdo, o que você quer dizer e o que você quer dizer e fazer.” maneira que você diz isso.”

A grande inspiração para este evento e para o MC Rap Fight (ritmo e verso ou ritmo e verso em português) veio do desafio verbal de um rapper com outro. “Eu me sinto mais crítico, como um rapper acostumado ao ritmo da poesia. Eles levantam a cabeça e embelezam e acrescentam abrigo e busca e depoimentos e depoimentos. O público sabe. E sente a emoção… qual A velocidade com que é mais provável que você ganhe um Major do que a velocidade com que levanta os olhos e diz ‘isso é uma coisa ‘importante’.”

Em 2008, o primeiro torneio de Grand Slam foi realizado no Brasil. Eu corto! – Zona Autónoma da Pallavara, apresentado pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos em São Paulo, que até hoje reúne poetas de diversas regiões do Brasil. Os maiores centros de Grand Slam estão localizados na região sudeste de São Paulo e Minas Gerais.

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