Pergunta

ENADE 2010 Para preservar a língua, é preciso o cuidado de falar de acordo com a norma padrão. Uma dica para o bom desempenho linguístico é seguir o modelo de escrita dos clássicos. Isso não signi?ca negar o papel da gramática normativa; trata-se apenas de ilustrar o modelo dado por ela. A escola é um lugar privilegiado de limpeza dos vícios de fala, pois oferece inúmeros recursos para o domínio da norma padrão e consequente distância da não padrão. Esse domínio é o que levará o sujeito a desempenhar competentemente as práticas sociais; trata-se do legado mais importante da humanidade.

Respostas


ENADE 2010Para preservar a língua, é preciso o cuidado de falar de acordo com a norma padrão. Uma dica para o bom desempenho linguístico é seguir o modelo de escrita dos clássicos. Isso não signi?ca negar o papel da gramática normativa; trata-se apenas de ilustrar o modelo dado por ela. A escola é um lugar privilegiado de limpeza dos vícios de fala, pois oferece inúmeros recursos para o domínio da norma padrão e consequente distância da não padrão. Esse domínio é o que levará o sujeito a desempenhar competentemente as práticas sociais; trata-se do legado mais importante da humanidade.
PORQUE

A linguagem dá ao homem uma possibilidade de criar mundos, de criar realidades, de evocar realidades não presentes. E a língua é uma forma particular dessa faculdade [a linguagem] de criar mundos. A língua, nesse sentido, é a concretização de uma experiência histórica. Ela está radicalmente presa à sociedade.

XAVIER, A. C. & CORTEZ, S. (orgs.). Conversas com Linguistas:virtudes e controvérsias da Linguística. Rio de Janeiro: Parábola Editorial, p.72-73, 2005 (com adaptações).

Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
A-A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
B-A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
C-As duas asserções são proposições falsas.
D-As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justi?cativa correta da primeira.
E-As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justi?cativa correta da primeira.

Respostas

1

b – A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

A primeira afirmação definitivamente não é verdadeira. Porque o ambiente escolar deve primeiro ser visto como um plural com diversidade e, portanto, um lugar onde o respeito está sempre presente.

Portanto, o discurso puro, mesmo gírias, e pontos de vista expressos devem ser vistos com um olhar altamente preconceituoso em um ambiente escolar, que deve ser de natureza holística.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x