Pergunta

Em nossas aulas estudamos alguns aspectos do uso da linguagem nos gêneros digitais. Sobre esse assunto, examine as alternativas abaixo e assinale a falsa.

Respostas
* Respostas disponíveis após os anúncios, basta clicar no botão para ver a resposta dada

Em nossas aulas estudamos alguns aspectos do uso da linguagem nos gêneros digitais. Sobre esse assunto, examine as alternativas abaixo e assinale a falsa.ALTERNATIVAS

A linguagem nos gêneros digitais é híbrida, no sentido de se combinarem signos verbais, sons, imagens e formas em movimento. Mas os usos são restritos, uma linguagem menos ou mais formal, mesmo em gêneros digitais, dependerá da situação comunicativa em que se insere a mensagem, do gênero em questão, dos interlocutores etc. Em fóruns referentes a disciplinas de cursos superiores do EAD, por exemplo, espera-se uma linguagem mais formal. Em mensagens de texto via smartphones a um colega, a liberdade é bem maior.
O ciberespaço é um ambiente informal. Desse modo, todos os gêneros textuais existentes na internet permitem o uso da linguagem híbrida digital, com abreviações, emoticons, onomatopeias, marcas fonéticas nas palavras escritas, tudo para aproximar o texto escrito da expressividade do diálogo falado.Não se tem um padrão.
Na internet, o fórum é um gênero textual e possui regras a serem seguidas. Há fóruns mais formais e menos formais. Nos mais formais, espera-se linguagem objetiva, sem abreviações, respeitando-se o tema. Porém, os fóruns menos formais também propõem regras e espera-se que o participante as conheça para não “desvirtuar” o espaço de discussões oferecido, perturbando a socialização dos participantes.
Conforme entrevista, em junho de 2011, o gramático Evanildo Bechara defendeu que o aluno deve ser um poliglota em sua própria língua. Para ilustrar seu posicionamento, Bechara disse que “Ninguém vai à praia de fraque ou de chinelo ao Municipal”. Com essa comparação, o gramático quis dizer que o aluno precisa saber se comunicar, em sua língua materna, tanto em situações informais quanto formais, considerando contexto, interlocutores envolvidos e objetivos de comunicação. Assim, no ambiente profissional, ao enviar um e-mail a um superior, o emissor deve usar linguagem formal. Se escrever um e-mail para um amigo, pode usar abreviações, emoticons, gírias.
Fonte da entrevista: BECKER, Clara. Senhor normal culta. Revista Piauí. jun.2011. Disponível em: http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-57/questoes-vernaculas/senhor-norma-culta Acesso em 19 out. 2015.
Ernani Terra, no seu livro Linguagem, língua e fala (1997, p. 80), afirma que: “O conhecimento de uma língua é algo muito maior do que ter noção das normas gramaticais impostas pela comunidade: é ser capaz de acionar um saber inato, que é a capacidade humana da linguagem; é ser capaz de compreender de modo satisfatório aquilo que ouvimos ou lemos, de reconhecer as variantes linguísticas, identificando o papel social desempenhado pelas pessoas que interagem num processo comunicativo; é saber comunicar-se com interlocutores variados, em situações variadas, sobre assuntos variados”. Podemos usar essas palavras de Ernani Terra, para justificar a adequação do uso linguístico na seguinte mensagem, de filha para mãe, via smartphone: “Mae, num precisa mi busca, pq a mae da Ju vem pegar ela e me convidou para almoçar :). Bj.”

Respostas

1.

Quando se trata de usar a linguagem em um estilo digital, as escolhas erradas são:

“O ciberespaço é um ambiente informal. Desta forma, todos os tipos de texto disponíveis na Internet permitem o uso de linguagens mistas digitais adicionando abreviaturas, emoji, onomatopeias, símbolos fonéticos ao texto escrito. E tornar o texto escrito mais acessível. Tudo. Isso os aproxima. Bate-papo por voz… não segue padrões.”

O advento da World Wide Web tornou necessário pesquisar novos comportamentos dos indivíduos, as linguagens que utilizam e o impacto do ciberespaço no cotidiano da sociedade.

Quando se trata de gêneros digitais, é importante entender que a web é uma ferramenta de comunicação que conecta diferentes públicos. Portanto, a criação de conteúdo digital não se limita apenas ao entretenimento e ao setor informal. O site contém documentos que precisam ser padronizados, como a publicação de artigos científicos e comunicações oficiais sobre os mercados financeiros.

O ciberespaço não é “onde todos fazem o que bem entendem”, mas uma enorme ferramenta em todos os tipos de idiomas.

=======================================================================

 2.

você está bem? Nós vamos ajudá-lo a resolver este problema.

Opção errada A segunda opção é “O ciberespaço é um ambiente informal […]”.

Essa seleção está incorreta porque não se pode dizer que todos os tipos de texto atualmente disponíveis na Internet reconhecem idiomas digitais mistos próximos ao idioma falado.

As opções foram mencionadas anteriormente. Por exemplo, em alguns casos o interlocutor deve usar uma linguagem mais formal, como em um ambiente EAD, enquanto outros casos exigem mais liberdade para o locutor, como mensagens de aplicativos em um chat.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x