Pergunta

Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escolanovista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós 1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208, do texto constitucional, prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto à crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida.

Respostas

Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escolanovista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós 1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208, do texto constitucional, prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto à crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida.Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil.

PORQUE

Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

ALTERNATIVAS
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Respostas

1

Você está aqui,

Ambas são suposições válidas e a segunda é uma prova válida para a primeira.

O documento de 1988 (até nossa Constituição) garante nossos direitos e declara que somos todos iguais perante a lei.

Portanto, a educação é uma ferramenta para garantir uma democracia justa para todos, pois ajuda as pessoas a entender mais sobre educação, política e tomada de decisões.

Ouça as pessoas que os elegeram e escolha bons representantes que possam encontrar maneiras de melhorar a saúde e a educação.

———————————————————————————————————————–

2

Ambas são suposições válidas e a segunda é uma prova válida para a primeira.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x