Pergunta

Aumento do efeito estufa ameaça plantas, diz estudo. O aumento de dióxido de carbono na atmosfera, resultante do uso de combustíveis fósseis e das queimadas, pode ter consequências calamitosas para o clima mundial, mas também pode afetar diretamente o crescimento das plantas. Cientistas da Universidade de Basel, na Suíça, mostraram que, embora o dióxido de carbono seja essencial para o crescimento dos vegetais, quantidades excessivas desse gás prejudicam a saúde das plantas e têm efeitos incalculáveis na agricultura de vários países.

Respostas

Aumento do efeito estufa ameaça plantas, diz estudo.O aumento de dióxido de carbono na atmosfera, resultante do uso de combustíveis fósseis e das queimadas, pode ter consequências calamitosas para o clima mundial, mas também pode afetar diretamente o crescimento das plantas. Cientistas da Universidade de Basel, na Suíça, mostraram que, embora o dióxido de carbono seja essencial para o crescimento dos vegetais, quantidades excessivas desse gás prejudicam a saúde das plantas e têm efeitos incalculáveis na agricultura de vários países.

O Estado de São Paulo, 20 set. 1992, p.32.

O texto acima possui elementos coesivos que promovem sua manutenção temática.

A partir dessa perspectiva, conclui-se que:

A-
a palavra “mas” contradiz a afirmação inicial do texto.

B-
a palavra “embora introduz uma explicação que não encontra complemento no restante do texto.

C-
as expressões: “consequências calamitosas” e “efeitos incalculáveis” reforçam a ideia que perpassa o texto sobre o perigo do efeito estufa.

D-
o uso da palavra “cientistas” é desnecessário para dar credibilidade ao texto, uma vez que se fala em “estudo” no título do texto.

E-
a palavra “gás” refere-se a “combustíveis fósseis” e “queimadas”, reforçando a ideia de catástrofe

Respostas

1

Nos elementos coerentes do texto, o elemento c lista as palavras que o autor usa para se referir ao efeito estufa, a gravidade do problema.

Termos como “consequências catastróficas” e “efeitos imprevistos” são usados ​​principalmente para se referir a riscos extremos de aumento do efeito estufa pela liberação de dióxido de carbono na atmosfera.

O clima da Terra mudou drasticamente ao longo dos anos, e a biodiversidade também está ameaçada pelos altos níveis de dióxido de carbono. O dano irreparável é o pensamento negativo.

—————————————————————————————————————-

2

A letra C – a expressão para “consequências desastrosas” na linha 2 e “efeitos imprevistos” na linha 6 reforça o ponto do artigo sobre os perigos do aquecimento global.

limpeza:

Porque ambas as expressões expressam a ideia de perigos representados pelo efeito estufa.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x