Pergunta

Aparecida é uma professora de matemática faz 25 anos. Depois de refletir bastante sobre suas práticas habituais e sua relação com as dificuldades e desinteresse dos alunos com a disciplina, a professora planejou e implementou a seguinte inovação educacional centrada na Educação Financeira. Começou perguntando para seus alunos quais eram seus sonhos e como fariam para conseguir atingi-los. Visto que vários deles mencionaram que um dos seus sonhos era realizar um curso superior depois de finalizado o Ensino Médio ela foi a várias universidades da sua cidade coletando informação sobre cursos, valores de mensalidades, créditos estudantis, etc. Com toda essa informação, desafiou a seus alunos a trabalhar no seguinte caso: Rebeca era uma jovem de 19 anos que tinha começado a trabalhar no ano anterior. Seu sonho era ser engenheira e, portanto, estudou muito para obter bons resultados no ENEM. Quando os resultados são divulgados, Rebeca percebe que com a sua nota ela poderia cursar engenharia em quatro universidades: uma pública que ficava numa cidade a 20 minutos da sua casa que oferecia o curso no período diurno (portanto Rebeca deveria renunciar ao seu emprego); uma privada que ficava na sua cidade e que oferecia o curso no período noturno, uma pública que ficava numa cidade a 500 km da sua casa (e, portanto, ela deveria se mudar), e uma privada, bastante prestigiosa, que ficava numa cidade próxima e que oferecia o curso em período noturno. As mensalidades das universidades privadas eram diferentes. O principal papel dos alunos de Aparecida era analisar matematicamente cada uma das quatro opções e elaborar um conselho onde argumentassem, de maneira fundamentada, qual será a melhor opção para Rebeca. Os alunos de Aparecida se interessaram muito na tarefa e se comprometeram fortemente com ela, gerando raciocínios matemáticos complexos que surpreenderam até a docente. Ao finalizar o trabalho vários deles ressaltaram que tinham gostado do trabalho porque agora se sentiam melhor preparados para atingir o seu sonho de estudar numa universidade.

Respostas


Aparecida é uma professora de matemática faz 25 anos. Depois de refletir bastante sobre suas práticas habituais e sua relação com as dificuldades e desinteresse dos alunos com a disciplina, a professora planejou e implementou a seguinte inovação educacional centrada na Educação Financeira. Começou perguntando para seus alunos quais eram seus sonhos e como fariam para conseguir atingi-los. Visto que vários deles mencionaram que um dos seus sonhos era realizar um curso superior depois de finalizado o Ensino Médio ela foi a várias universidades da sua cidade coletando informação sobre cursos, valores de mensalidades, créditos estudantis, etc. Com toda essa informação, desafiou a seus alunos a trabalhar no seguinte caso: Rebeca era uma jovem de 19 anos que tinha começado a trabalhar no ano anterior. Seu sonho era ser engenheira e, portanto, estudou muito para obter bons resultados no ENEM. Quando os resultados são divulgados, Rebeca percebe que com a sua nota ela poderia cursar engenharia em quatro universidades: uma pública que ficava numa cidade a 20 minutos da sua casa que oferecia o curso no período diurno (portanto Rebeca deveria renunciar ao seu emprego); uma privada que ficava na sua cidade e que oferecia o curso no período noturno, uma pública que ficava numa cidade a 500 km da sua casa (e, portanto, ela deveria se mudar), e uma privada, bastante prestigiosa, que ficava numa cidade próxima e que oferecia o curso em período noturno. As mensalidades das universidades privadas eram diferentes. O principal papel dos alunos de Aparecida era analisar matematicamente cada uma das quatro opções e elaborar um conselho onde argumentassem, de maneira fundamentada, qual será a melhor opção para Rebeca. Os alunos de Aparecida se interessaram muito na tarefa e se comprometeram fortemente com ela, gerando raciocínios matemáticos complexos que surpreenderam até a docente. Ao finalizar o trabalho vários deles ressaltaram que tinham gostado do trabalho porque agora se sentiam melhor preparados para atingir o seu sonho de estudar numa universidade.Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. A proposta de Aparecida é um exemplo de implementação das metodologias ativas visto que os seus alunos foram convidados a resolver um problema real.

II. A proposta de Aparecida é um exemplo de implementação das metodologias ativas visto que, depois de ter solucionado o caso de Rebeca, Aparecida poderá desenvolver todos os conceitos correspondentes a unidade de educação financeira com facilidade.

III. A proposta de Aparecida é um exemplo de implementação das metodologias ativas visto que os seus alunos foram protagonistas dos seu processo de aprendizagem.

IV. A proposta de Aparecida é um exemplo de implementação das metodologias ativas visto que ela permite que seus alunos se formem como cidadãos preparando-se para as exigências da vida adulta.

Considerando o contexto apresentado, é VERDADEIRO o que se afirma em:

Escolha uma:
a.
II, III e VI, apenas.

b.
I, III e IV, apenas.

c.
III e IV apenas.

d.
I, II e III, apenas.

e.
I e II, apenas.

Respostas

1

É a alternativa D……..

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x