(Adaptado – UNIOESTE 2012) “Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, porque abrirá ele mão dessa liberdade, porque abandonará o seu império e sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a fruição do mesmo é muito incerta e está
constantemente exposta à invasão de terceiros porque, sendo todos reis tanto quanto ele, todo homem igual a ele, e na maior parte pouco observadores da equidade e da justiça, a fruição da propriedade que possui nesse estado é muito insegura, muito arriscada. Estas circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em
sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da propriedade e dos bens a que chamo de ‘propriedade’”. (John Locke. In: Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991).
Sobre o pensamento político de Locke e o texto acima, seguem as seguintes afirmativas:
I. No estado de natureza, os homens usufruem plenamente, e com absoluta segurança, os direitos naturais.
II. O objetivo principal da união dos homens em comunidade, colocando-se sob governo, é a preservação da “propriedade”.
III. No estado de natureza, falta uma lei estabelecida, firmada, conhecida, recebida e aceita mediante consentimento, como padrão do justo e injusto e medida comum para resolver quaisquer controvérsias entre os homens.
IV. Os homens entram em sociedade, abandonando a igualdade, a liberdade e o poder executivo que tinham no estado de natureza, apenas com a intenção de melhor preservar a propriedade.
Das afirmativas feitas:
Escolha uma:
a. As afirmações II, III e IV estão corretas.
b. As afirmações III e IV estão corretas.
c. As afirmações I e III estão corretas.
d. As afirmações II e III estão corretas.
e. Somente a afirmação I está correta.
Respostas
1)
A alternativa (a) está correta.
Para Locke, a construção do conhecimento começa com a criação do conhecimento em pesquisa que deve ser praticada com base em fundamentos teóricos e práticos, bem como na observação de fatos.
Assim, enquanto esse argumento está relacionado à experiência, a fenomenologia tenta cientificar o ato de acompanhar o desenvolvimento desses comportamentos em favor das soluções benéficas descritas acima, que devem ser uma combinação dos dois fatos.
Finalmente, para Hobbes, o estado da natureza humana é ruim. Para Locke, o estado natural é uma pessoa que trabalha e um estadista que busca seus direitos na sociedade.
2)
Resposta:
RESPOSTA CORRETA II, III, IV
Explicação: