Pergunta

(Adaptado do ENADE, 2008) Quanto aos estigmas e pré-conceitos linguísticos, vários estudiosos contemporâneos julgam que a forma como observamos o “errado”

Respostas

(Adaptado do ENADE, 2008) Quanto aos estigmas e pré-conceitos linguísticos, vários estudiosos contemporâneos julgam que a forma como observamos o “errado” traz implicações para o 

ensino de língua. Leia a seguinte passagem: Apresentei a uma turma de EJA (Educação de jovens e adultos) a família do fa, fe, fi, fo, fu. De posse desses fragmentos, pedi-lhes que formassem palavras, combinando-os de forma a encontrar nomes de pessoas ou objetos com significação conhecida. Surgiram: Fada, faca, filho, e, em meio à grande alegria de pela primeira vez escrever algo, uma das mulheres me exibiu triunfante a palavra forfi. Então, solicitei para que lesse para todos. Sem nenhum constrangimento, anunciou: “Forfi serve para o fogo do fogão.” O uso de “forfi” em lugar de fósforo não deve ser considerado desconhecimento da língua, porque: Escolha uma: a. a língua é um sistema homogêneo. b. esse uso revela a gramática interna da aluna. c. esse uso revela a gramática que foi ensinada errada. d. a aluna falou errado. e. é um erro da gramática normativa.

Respostas

1.

Oi

A alternativa correta é a letra b.

A letra A está incorreta porque a língua não é um sistema fonêmico homogêneo. Observe o fato de que existem variações linguísticas indiscutíveis.

A letra B está correta porque a gramática interna do falante é um sistema independente de vieses e erros linguísticos. É a habilidade linguística sofisticada do falante.

A letra C está errada porque as regras não diziam que estava errada. Não tem nada a ver com as regras que você aprendeu no ambiente escolar.

A letra D está incorreta porque não se aplica.

A letra E está incorreta porque não se aplica.

*Não disponível = Apenas substitui o número de telefone, sem perguntas*

Boa tarde! 🙂

=========================================================================

2.

b. esse uso revela a gramática interna da aluna.

Explicação:

corrigido ava

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x