Pergunta

A variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua e pode ser compreendida por intermédio das variações históricas e regionais. Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes.

Respostas

A variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua e pode ser compreendida por intermédio das variações históricas e regionais. Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes. Como não é um sistema fechado e imutável, a língua portuguesa ganha diferentes nuances. É importante ressaltar que o código escrito, ou seja, a língua sistematizada e convencionalizada na gramática, não deve sofrer grandes alterações, devendo ser preservado.

 Leia a letra da música “Samba do Arnesto”, de Adoniran Barbosa, e observe como há, na letra da música, um exemplo interessante sobre a variação linguística. Samba do Arnesto (Adoniran Barbosa) O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás Nós fumos não encontremos ninguém Nós voltermos com uma baita de uma reiva Da outra vez nós num vai mais Nós não semos tatu! No outro dia encontremo com o Arnesto Que pediu desculpas mais nós não aceitemos Isso não se faz, Arnesto, nós não se importa Mas você devia ter ponhado um recado na porta Um recado assim ói: “Ói, turma, num deu pra esperá Aduvido que isso, num faz mar, num tem importância, Assinado em cruz porque não sei escrever. PEREZ, Luana Castro Alves. Variação linguística – a língua em movimento. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2018 (ADAPTADA). Sobre a a variação linguística e a letra da música, analise as afirmativas a seguir.


 I. O autor da música fez rearranjos na linguagem utilizada, de acordo com as necessidades comunicativas. 

II. As variações mostradas aconteceram porque o princípio fundamental na música foi a comunicação. 

III. Os diferentes falares, como o da música, devem ser vistos como variações, e não como erros.

 IV. Quando tratamos as variações nas palavras como erro, incorremos no preconceito linguístico. 

V. A diferença na fala mostrada na música enriquece o patrimônio cultural de uma língua. Assinale a alternativa que apresenta a análise correta das


Respostas

1

Aqui estão meus pensamentos sobre a transformação e a letra do Samba do Ernesto:

O primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto dados estão todos corretos.

Como a música analisada foi criada para se comunicar com o público, o objetivo principal da notável mudança de linguagem é priorizar a comunicação.

Portanto, é importante enfatizar que a diversidade linguística não deve ser vista como um erro linguístico fundamental que forma a linguagem da cultura humana, mas como uma forma informal de linguagem. , Concentre-se na comunicação local, não na linguagem chula.

———————————————————————————————————————-

2

AS AFIRMATIVAS I,II,III,IV,V estão corretas

Explicação:

Corrigida pelo DNM

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x