A pedagogia hegeliana remete muito mais a uma antropologia, ou seja, a compreensão do que é e como vem a ser o homem. O homem, em Hegel, é contínua passagem, contínuo vir-a-ser, sempre filho de seu tempo, do que o precedeu e do que está por vir enquanto resultado de sua própria atividade. Certamente é dessa concepção de homem que se deve erguer toda uma proposta pedagógica que tão somente viabilize esse homem. Provavelmente por isso não se encontra em Hegel uma sistematização da questão pedagógica e talvez seja um exagero procurar remeter passagens da obra de Hegel à referida questão. No entanto, pode-se operar um esforço no sentido de pensar como a filosofia hegeliana apresenta contribuições à temática educacional. (NOVELLI, 2001, p. 7). O trecho acima remete às ideias de Hegel sobre a educação. De acordo com ele, pode-se afirmar que:Escolha uma:
Respostas
1
você está bem?
A pedagogia é uma área muito importante do desenvolvimento social cujo principal objetivo é melhorar o processo de aprendizagem dos indivíduos através da reflexão, organização e produção de conhecimento.
Ao ler o texto acima e analisar cada um dos argumentos propostos, podemos concluir que a opção d é a opção mais adequada para este problema. O conselho didático de Hegel se relaciona com os conceitos de seu assunto, que só podem ser encontrados na história.
————————————————————————————————————————
2
O raciocínio pedagógico do Dr. Hegel relaciona-se à sua concepção de assuntos que só podem ser compreendidos através da história.