Pergunta

A figura abaixo mostra um corte histológico de um tecido vegetal em que estão assinaladas células em diferentes momentos do ciclo celular.

Respostas

A figura abaixo mostra um corte histológico de um tecido vegetal em que estão assinaladas células em diferentes momentos do ciclo celular.

a) Em algumas das células mostradas na figura é esperado encontrar atividades de síntese de RNA mensageiro. Em qual das células, numeradas de 1 a 3, deve ocorrer maior atividade de síntese desse ácido nucléico? Justifique indicando a característica da célula que permitiu a identificação.

b) O que faz com que, em mitose, ocorra a separação das cromátidesirmãs de forma equitativa para os pólos das células? Indique em qual das células numeradas na figura está ocorrendo essa separação.#UNICAMP

Respostas

1.

a) A imagem mostra uma probabilidade número 3 presente na discrepância de informação do mRNA, pois está claramente entre os estágios e a replicação do DNA está ocorrendo.

Está chovendo. O mesmo é o caso da célula 1 na imagem.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

2.

Questão A: A atividade máxima de síntese de RNA observada na célula 3 indica que o núcleo está intacto ou na interface.

A interface é a parte mais longa do ciclo celular. À medida que as células crescem e replicam o DNA antes de entrar na mitose. Durante a mitose, os cromossomos secretam, separam e entram em novas células filhas.

Questão B: A separação das cromátides na célula 1 é causada pelo encurtamento dos microtúbulos do fuso mitótico, ou seja, pela quebra das proteínas “cola” que os mantêm unidos.

Essa separação ocorre durante a anáfase, quando as cromátides irmãs se separam e são atraídas para pólos opostos da célula.

Em busca de mais informações:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x