Pergunta

A didática é uma disciplina de integração, articulando numa teoria geral de ensino as várias ciências da educação e compondo-se com as metodologias específicas das disciplinas curriculares.

Respostas

A didática é uma disciplina de integração, articulando numa teoria geral de ensino as várias ciências da educação e compondo-se com as metodologias específicas das disciplinas curriculares. Combina-se o que é geral, elementar, básico, para o ensino de todas as matérias com o que é específico das distintas metodologias (LIBÂNEO, 2009, p. 14).LIBÂNEO, J. C. Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação. Cadernos Pedagogia universitária – Universidade Católica de Goiás, out.2009.

Outra concepção apresentada por Libâneo está relacionada com a ideia sobre o que é preciso saber para ensinar. Partindo desse contexto, leia as afirmações apresentadas e assinale a alternativa correta de acordo com o educador:

Selecione uma alternativa:
a)
É preciso que o professor tenha formação na matéria que leciona e formação pedagógico-didática na qual se ligam os princípios gerais que regem as relações entre o ensino e a aprendizagem.

b)
É preciso que o professor tenha empatia, mesmo que não tenha formação na matéria que leciona e que consiga se colocar no lugar do aluno, para que assim, perceba quais são suas reais necessidades.

c)
É preciso que o professor justifique as suas decisões a partir dos referenciais teóricos que utiliza, mesmo que não tenha uma formação pedagógico-didática consistente.

d)
É preciso que o professor estabeleça uma relação de parceria com os alunos, mesmo que ele não tenha uma formação pedagógico-didática coerente com os princípios educacionais.

e)
É preciso que o professor assuma uma postura autoritária e tradicional, mesmo que ele não tenha formação específica na área. Se ele é professor de uma determinada disciplina, pode, facilmente, trabalhar com outras disciplinas.

Respostas

1

O conceito de Libneau está relacionado à ideia de que os professores precisam de uma base teórica porque tudo que eles ensinam deve ter alguma base educacional (Alt A).

A prática de ensino deve ser sempre baseada na teoria. A formação de professores define o que será ensinado de forma a validar o conteúdo enquanto valida a relação entre ensino e aprendizagem.

—————————————————————————————————————-

2

Av2 – 1) D, 2) A, 3) D, 4) D, 5) C, corrigido pelo Ava.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x