Pergunta

A criação de um proletariado despossuído, (…) cultivadores vítimas de expropriações violentas repetidas, foi necessariamente mais rápida que sua absorção pelas

Respostas
* Respostas disponíveis após os anúncios, basta clicar no botão para ver a resposta dada

A criação de um proletariado despossuído, (…) cultivadores vítimas de expropriações violentas repetidas, foi necessariamente mais rápida que sua absorção pelas 

nascentes manufaturas. (…) Forma-se uma massa de mendigos, ladrões e vagabundos. Desde o final do século XV e durante todo o século XVI, na Europa Ocidental, foi criada uma legislação sanguinária contra o ócio. Os pais da atual classe operária foram castigados por terem sido reduzidos à situação de vagabundos e pobres. A legislação os tratava como criminosos voluntários; ela pressupunha que dependia de seu livre arbítrio continuar a trabalhar como antes. (MARX, Karl. O Capital. Paris, Garnier-Flamarion, 1969.) As transformações econômicas e sociais costumam gerar profundas alterações no chamado “mundo do trabalho”. A situação apontada por Marx refere-se ao processo histórico A das revoluções anticapitalistas, ocorridas na Euro- pa, contra as quais a burguesia determinou severa repressão. B das revoltas operárias, como o ludismo, voltadas à destruição das máquinas e à exploração por elas causada. C da Revolução Francesa, na qual os trabalhadores foram transformados em massa de manobra dos interesses burgueses. D de cercamento dos campos, com o deslocamento de um grande contingente de despossuídos da sua área rural de origem. E da Revolução Industrial, quando os criminosos eram expulsos das fábricas e proibidos de trabalhar em outra ocupação, pela legislação vigente.

Respostas

1.

As barricadas expulsaram uma grande parte dos camponeses dos campos para as cidades e criaram um grande número de populações desempregadas.

Essa massa ociosa permite que os industriais tenham mão de obra abundante a preços exorbitantes, condições anti-higiênicas, baixos salários e altos lucros.

A qualidade de vida dos trabalhadores é baixa ou inexistente e eles são fortemente explorados no sistema industrial.

A opção certa é D – cercar os campos e retirar as pessoas privadas de muitos direitos de suas aldeias rurais.

========================================================================

2.

A situação descrita por Karl Marx representa um evento histórico na região que levou à migração de um grande número de proletários do meio rural para os centros urbanos (letra D).

cerca de campo

Com o fechamento das fazendas, como explicou Marx, as pessoas não têm mais nada e são chamadas de “privadas”. Saíram de casa e caminharam em direção ao centro.

Nas áreas urbanas, esses moradores aceitavam empregos em indústrias com pouca ou nenhuma renda em meio à pobreza e privação. Como resultado, seu trabalho é explorado sem outros empregos ou oportunidades.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x