Pergunta

4) Leia os excertos a seguir. I. “Dizer que a língua apresenta variação significa dizer que ela é heterogênea devido aos aspectos sociais, culturais, econômicos, geográficos que compõe. (…) Há dois tipos de variação

Respostas
* Respostas disponíveis após os anúncios, basta clicar no botão para ver a resposta dada

4) Leia os excertos a seguir.I. “Dizer que a língua apresenta variação significa dizer que ela é heterogênea devido aos aspectos sociais, culturais, econômicos, geográficos que compõe. (…) Há dois tipos de variação. A primeira ocorre em função do falante. (…) A variante em função do ouvinte pode ser chamada de registro. (…) Desta forma, fica evidente que a variação linguística não ocorre apenas no modo de falar das comunidades, dos grupos sociais. Mostra-se também no comportamento de cada indivíduo, enfim, de cada falante da língua à medida que se encontra em um determinado contexto ou situação”.

II. O Poeta da Roça
“Sou fio das matas, canto da mão grossa,
Trabáio na roça, de inverno e de estilo.
A minha chupana é tapada de barro,
Só fumo cigarro de paia de mío
(…)”
(Patativa do Assaré)
A partir desse contexto, entende-se que no excerto II, o poeta Patativa do Assaré faz uso de uma variação linguística específica para compor O Poeta da Roça.
Assinale a variação correta apresentada no excerto II.

A. Variação diastrática, pois “mío” quer dizer “meu”, sendo um empréstimo do italiano.
B. Variação situacional, pois “chupana” é uma variação que só se manifesta na linguagem escrita, que é o caso do poema.
C. Variação social, pois “trabáio” é um tipo de variação que se dá exclusivamente entre parcelas menos favorecidas da sociedade do sudeste do Brasil.
D. Variação regional, pois “trabaio”, “chupana” e “mío”, atrelados à realidade da “roça” remetem à realidade do nordeste do país, sendo assim uma variação geográfica/regional.
E. Variação histórica, pois “mío” é uma maneira antiga de se pronunciar “milho”.

Respostas

1

O poeta Pattiva de Asari criou O Poeta da Roca com variações linguísticas distintas e variações regionais como “trabayo”, “chupana” e “mio”. Então é uma diferença geográfica/regional. Opção correta, letra D.

As mudanças linguísticas são necessárias para enriquecer uma língua, seja ela regional, contextual ou histórica. Não existe variação linguística errada, fraca ou fraca, apenas que essas variações são diferentes.

As diferenças linguísticas regionais, especialmente no Nordeste, são vítimas de muitos estereótipos infundados. Porque vale ressaltar que os portugueses vieram e se estabeleceram no nordeste, mais precisamente de Sego, província da Bahia, da cidade de Lugang. em nossa terra.

Então as variações do Nordeste são tão bonitas quanto qualquer outra língua. Por exemplo, no Nordeste, muitas vezes o artigo definido é omitido antes de um nome próprio, o que faz todo o sentido porque o artigo é redundante.

———————————————————————————————————————-

2

D- Variações regionais como “trabayo”, “chupana” e “mio” estão relacionadas à “roca”, que remete à realidade do nordeste do país, e daí a diferença geográfica. / Área.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x