Início
Categorias
PCDF
PF
Interpretação de texto
Pontuação
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Direito Penal
Direitos Humanos
CESPE
Enem
Menu
Início
Categorias
PCDF
PF
Interpretação de texto
Pontuação
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Direito Penal
Direitos Humanos
CESPE
Enem
Simulados- Concursos - Questões - Enem (Tudo Grátis)
Search
CONFIRA NOSSAS DICAS !
Início
Categorias
PCDF
PF
Interpretação de texto
Pontuação
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Direito Penal
Direitos Humanos
CESPE
Enem
Menu
Início
Categorias
PCDF
PF
Interpretação de texto
Pontuação
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Direito Penal
Direitos Humanos
CESPE
Enem
Início
»
Disciplina
»
Direito Constitucional
»
Simulado Direito Constitucional -Nacionalidade
Simulado Direito Constitucional -Nacionalidade
07/02/2020
Direito Constitucional
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Novo Simulado com questões de direito à nacionalidade – Direito Constitucional.
Simulado Direito Constitucional - Nacionalidade
Novo Simulado para praticar seus conhecimentos em direito constitucional , direitos de nacionalidade.
Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos e dos direitos de nacionalidade, assinale a opção correta.
A CF assegura o direito de reunião em locais abertos ao público, desde que a reunião tenha caráter pacífico e não frustre outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo exigida, para tanto, apenas prévia autorização da autoridade competente.
As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas por decisão judicial, mas a suspensão de suas atividades é medida que se insere no âmbito do poder de polícia da administração, em caso de relevante interesse social ou de ofensa ao bem-estar coletivo.
São gratuitas as ações que visam assegurar as liberdades públicas e a proteção de direito líquido e certo, como o habeas corpus e o mandado de segurança.
Os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal podem adquirir a nacionalidade brasileira, desde que formalmente a requeiram, e, assim, assumir a condição de brasileiros naturalizados.
O Brasil adota, na atribuição de nacionalidade, o critério do jus soli, e, assim, são considerados brasileiros natos, independentemente de qualquer outro fator, os nascidos no território brasileiro, ainda que de pais estrangeiros.
Acerca dos direitos e garantias constitucionais, julgue os itens a seguir. Apenas o brasileiro nato poderá ser oficial das Forças Armadas.
CERTO
ERRADO
Julgue os itens que se seguem, relativos aos direitos sociais e à nacionalidade. Os cargos de ministro de Estado da defesa e de ministro de Estado das relações exteriores são privativos a brasileiros natos.
CERTO
ERRADO
Segundo a CF, não é privativo de brasileiro nato o cargo de
ministro do STF.
ministro de Estado da Defesa.
carreira diplomática.
oficial das Forças Armadas.
senador da República.
Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva acerca de nacionalidade, a ser julgada à luz da Constituição Federal. Carol, cidadã norte-americana, e Luigi, cidadão italiano, que são casados há 8 anos e moram na Itália, estavam passando férias no Rio de Janeiro desde setembro de 2004. Carol estava grávida e o nascimento da criança estava previsto para novembro. Dois dias antes do vôo de volta à Itália, o filho de Carol nasceu no Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nessa situação, em face das previsões constitucionais, o filho do casal será considerado brasileiro nato.
CERTO
ERRADO
À luz da Constituição da República, julgue os itens abaixo, relativos à nacionalidade. Um cidadão naturalizado brasileiro, de notável saber jurídico e reputação ilibada, poderá ser ministro do Supremo Tribunal Federal (ST
CERTO
ERRADO
Um jornal noticiou que um brasileiro naturalizado não pode candidatar-se à presidência da República, mas pode candidatar-se a cargos eletivos de governador de estado e de senador da República. Nessa situação, a notícia é
falsa, pois brasileiros naturalizados podem candidatar-se à presidência da República.
correta.
falsa, pois o cargo de governador de estado é privativo de brasileiros natos.
falsa, pois brasileiros naturalizados não podem candidatar-se ao Senado, embora possam ocupar cargo de deputado federal.
À luz da Constituição da República, julgue os itens abaixo, relativos à nacionalidade. Considere a seguinte situação hipotética. Um brasileiro, solteiro, residente nos Estados Unidos da América desde 1998, lá teve um filho com sua namorada, registrando-o com o nome de Paulo, que hoje tem quatro anos de idade. Nessa situação, Paulo poderá residir no Brasil e optar, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira.
CERTO
ERRADO
Relativamente à nacionalidade prevista na CF, em cada uma das opções abaixo é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta.
Miguel, brasileiro naturalizado, é agente de segurança socioeducativo há mais de 15 anos. Foi vereador, prefeito em Belo Horizonte e deputado estadual. Miguel informou ao seu partido o interesse em se candidatar a governador na eleição de 2010. Nessa situação, Miguel não poderá se candidatar, uma vez que o cargo é privativo de brasileiro nato.
Juan nasceu em junho de 2008, em Florianópolis – SC. Seus pais, Jim e Suan, são cidadãos chineses e estavam passando férias no Brasil. Nessa situação, é correto afirmar que Juan é brasileiro nato.
Jorge nasceu em Havana, Cuba, em fevereiro de 2008. Sua mãe, Maria, cidadã argentina, acompanhava seu pai, Marcos, cidadão brasileiro, que estava a serviço do Brasil em uma missão em Havana. Jorge e sua família voltaram ao Brasil em março do mesmo ano e residem em Brasília – DF. Nessa situação, Jorge é brasileiro naturalizado.
Um cidadão uruguaio, sem qualquer condenação penal, reside em Teófilo Otoni – MG há cinco anos ininterruptos. Nessa situação, por preencher os requisitos necessários, o cidadão uruguaio poderá requerer a nacionalidade brasileira para tornar-se brasileiro naturalizado.