Início
Categorias
PCDF
PF
Interpretação de texto
Pontuação
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Direito Penal
Direitos Humanos
CESPE
Enem
Menu
Início
Categorias
PCDF
PF
Interpretação de texto
Pontuação
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Direito Penal
Direitos Humanos
CESPE
Enem
Simulados- Concursos - Questões - Enem (Tudo Grátis)
Search
CONFIRA NOSSAS DICAS !
Início
Categorias
PCDF
PF
Interpretação de texto
Pontuação
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Direito Penal
Direitos Humanos
CESPE
Enem
Menu
Início
Categorias
PCDF
PF
Interpretação de texto
Pontuação
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Direito Penal
Direitos Humanos
CESPE
Enem
Início
»
Carreiras Policiais
»
Simulado 2021 PDF Polícia Militar do Alagoas (PM AL)
Simulado 2021 PDF Polícia Militar do Alagoas (PM AL)
04/15/2021
Carreiras Policiais
,
CESPE
,
PMAL
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Novo Simulado Online Grátis disponível para resolver: Soldado Combatente
Pm
AL – CEBRASPE 2021.
Simulado 2021 PDF Polícia Militar do Alagoas (PM AL)
Resolva este Simulado 2021 PDF Polícia Militar do Alagoas (PM AL) Grátis
Uma organização não governamental de proteção às mulheres, legalmente reconhecida pelo Brasil, apresentou petição à Comissão Interamericana de Direitos Humanos denunciando um hospital da rede pública de determinado estado da Federação. Na petição, foi alegado que o hospital havia realizado esterilização sem o consentimento da vítima, uma mulher portadora do vírus HIV, e que o Estado brasileiro não adotara as medidas necessárias para prevenir a referida esterilização, tendo sido, também, negligente na investigação do caso. Assim, sustenta a organização, na petição, que houve violação aos direitos à integridade pessoal, à liberdade pessoal, às garantias judiciais, à honra e à dignidade, à proteção à família, à igualdade perante a lei e à proteção judicial — todos esses, direitos previstos pela Convenção Americana sobre Direitos Humanos.
Julgue os próximos itens, considerando o caso hipotético apresentado, o sistema de proteção e as disposições da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José e Decreto n.º 678/1992). A apresentação da petição pela citada organização está amparada pelo Pacto de São José e pelo decreto anteriormente mencionado, visto que qualquer pessoa ou grupo de pessoas ou entidade não governamental legalmente reconhecida pode apresentar à Comissão ou à Corte Interamericana de Direitos Humanos petições de denúncia de violação à Convenção Americana sobre Direitos Humanos por Estado-parte.
CERTO
ERRADO
Acerca da administração pública e de suas funções, julgue os itens a seguir. A supremacia do interesse público sobre o particular pode ser verificada por meio tanto das prerrogativas associadas ao regime jurídico administrativo quanto da inexistência de restrições à atuação da administração pública.
CERTO
ERRADO
No que se refere à defesa do Estado e das instituições democráticas, julgue os próximos itens. A Polícia Militar do Estado de Alagoas, embora seja força auxiliar e reserva do Exército, subordina-se ao governador do estado.
CERTO
ERRADO
Acerca da administração pública e de suas funções, julgue os itens a seguir. Os contratos entre a administração pública e terceiros devem ser precedidos de licitação, ressalvadas algumas circunstâncias previstas em lei, como é o caso da contratação de profissional do setor artístico consagrado pela opinião pública, hipótese de dispensa da licitação.
CERTO
ERRADO
Julgue os próximos itens, a respeito da administração pública direta e indireta. Caracterizada por ser uma medida de distribuição de competências dentro de uma mesma pessoa jurídica, a descentralização desafoga o volume de trabalho compreendido em um mesmo setor, já que se dispersam internamente as atribuições acumuladas ao serem distribuídas competências dentro de uma mesma pessoa jurídica.
CERTO
ERRADO
Acerca de direitos e garantias fundamentais, julgue os itens a seguir. Situação hipotética: Em uma briga de trânsito, Felipe sacou uma arma de fogo e atirou diversas vezes contra Cláudio, com a intenção de matá-lo. Assertiva: A competência para o julgamento da conduta de Felipe somente será do júri se o crime tiver sido consumado.
CERTO
ERRADO
Com relação ao conceito, à evolução e à abrangência dos direitos humanos, julgue os itens a seguir. Os direitos humanos, caracterizados como direitos essenciais e indispensáveis à vida digna, variam em decorrência da transformação das necessidades humanas e de acordo com o contexto histórico.
CERTO
ERRADO
Sobre a estrutura e a organização do Estado brasileiro, julgue os itens subsequentes. Os estados federados, o Distrito Federal e os municípios são todos dependentes e subordinados à União.
CERTO
ERRADO
A respeito de contratos administrativos, licitações e bens públicos, julgue os próximos itens. Para a contratação de músico consagrado tanto pela crítica como pela opinião pública, a licitação é dispensável.
CERTO
ERRADO
Com relação à administração direta e indireta, ao controle da administração pública e à responsabilidade do Estado, julgue os itens que se seguem. Tanto as pessoas jurídicas de direito público como as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos prejuízos que seus agentes causarem a terceiros no exercício de suas funções, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
CERTO
ERRADO
Com relação à administração direta e indireta, ao controle da administração pública e à responsabilidade do Estado, julgue os itens que se seguem. As autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista são entidades da administração pública indireta.
CERTO
ERRADO
Com relação à estrutura e à organização do Estado brasileiro, julgue os itens subsequentes. O município que não aplicar o mínimo exigido de sua receita em ações e serviços públicos de saúde está sujeito à intervenção estadual, por meio de decreto que deverá ser submetido à assembleia legislativa do respectivo estado-membro, no prazo de vinte e quatro horas.
CERTO
ERRADO
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada a respeito do inquérito policial e da ação penal. Situação hipotética: Maria, de 21 anos de idade, tendo sido, há um ano e dois meses, vítima de crime cuja ação penal se processa mediante queixa e tendo conseguido identificar, na oportunidade, o agressor, pretende, agora, oferecer queixa para obter a condenação do autor do crime. Assertiva: Não será possível ocorrer a condenação do criminoso, em razão da extinção da punibilidade pela decadência.
CERTO
ERRADO
A respeito da aplicação da lei penal, do crime e da imputabilidade penal, julgue os itens a seguir. Um crime é classificado como crime culposo quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo.
CERTO
ERRADO