Pergunta

“Na figura da bruxa as autoridades puniam, ao mesmo tempo, a investida contra a propriedade privada, a insubordinação social, apropagação de crenças mágicas, que

Respostas
* Respostas disponíveis após os anúncios, basta clicar no botão para ver a resposta dada

Na figura da bruxa as autoridades puniam, ao mesmo tempo, a investida contra a propriedade privada, a insubordinação social, apropagação de crenças mágicas, que

pressupunham a presença de poderes que não podiam controlar, e o desvio da norma sexual que, naquele momento, colocava comportamento sexual e a procriação sob domínio do Estado. O fato de ter sido comumente assumido que a personificação do diabo era uma mulher teve profundas consequências para a condição das mulheres no mundo capitalista. Dividiu as mulheres. Ensinou a elas que, ao se tornarem cúmplices da guerra contra as “bruxas” e aceitarem a liderança dos homens, obteriam a proteção que as salvaria do carrasco ou da fogueira. Ensinou-as, acima de tudo, a aceitar o lugar a elas designado no desenvolvimento da sociedade capitalista, pois, uma vez aceito que elas poderiam se tornar servas do diabo, a suspeita de diabolismo acompanharia a mulher por todos os instantes de sua vida.” Adaptado de: Silvia Federici. Mulheres e caça às bruxas: da Idade Média aos dias atuais. SP: Boitempo, 2019, pp. 57-60. A partir da leitura do trecho e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

A) A caça às bruxas foi sendo freada na transição do sistema feudal para o capitalista, pois era necessário que as mulheres entrassem no mercado de trabalho.

B) A bruxaria foi associada inicialmente a práticas de membros da Igreja cristă europeia, homens e mulheres contrários aos ensinamentos religiosos.

C ) A caça às bruxas tinha um papel social e econômico, usando o medo para manter as mulheres subordinadas aos homens e ao Estado.

D ) A associação da bruxaria com as mulheres não foi imediata, sendo questionada pelas sociedades europeias desde o feudalismo.

E ) A caça às bruxas uniu as mulheres, que entendiam ser essa a única maneira de se protegerem contra esse tipo de acusação.

Respostas

1.

A caça às bruxas se concentra em subjugar as mulheres aos homens e ao estado (Variação C).

As mulheres mais famosas são muitas vezes interpretadas como bruxas e decapitadas ou mortas de outras formas muito cruéis, já que a sociedade sempre esconde os motivos para as “bruxas” fazerem “coisas ruins”.

A sociedade sempre tenta concentrar o poder nas poucas pessoas que têm mais poder, mas uma vez no poder, ninguém quer mantê-lo.

=======================================================================

2.

Explicação: A caça as bruxas tinha um papel social e econômico usando o medo para manter as mulheres subordinadas aos homens e ao estado.


Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x