Pergunta

O multiculturalismo é uma corrente interpretativa que se pauta pela defesa de grupos que têm acesso restrito a diversas esferas de reconhecimento, especialmente no que tange aos direitos e interesses sociais.

Respostas
* Respostas disponíveis após os anúncios, basta clicar no botão para ver a resposta dada

O multiculturalismo é uma corrente interpretativa que se pauta pela defesa de grupos que têm acesso restrito a diversas esferas de reconhecimento, especialmente no que tange aos direitos e interesses sociais.GIMENES, Éder R. Interesse Social: Ética, Democracia e Cidadania. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2021.

De acordo com as discussões em aula, avalie as asserções a seguir.

I. O multiculturalismo articula elementos de ética, democracia e cidadania em seu conteúdo em busca de uma sociedade mais justa.
II. A perspectiva multiculturalista é positiva no contexto democrático por conta da possibilidade de valorização de grupos como agentes políticos.
III. O contexto multicultural está atrelado à inclusão de grupos cujos valores são valorizados pela sociedade em que vivem.
IV. O multiculturalismo agrega indivíduos que lutam pela garantia de direitos sociais pertinentes a sua identidade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
I e IV, apenas.

Alternativa 3:
II e III, apenas.

Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.​

Respostas

1

Sobre o tema do multiculturalismo, a afirmação alternativa está correta. 1) Apenas o primeiro e o segundo.

1. O pluralismo cultural destaca em seu conteúdo elementos de moral, democracia e cidadania na busca de uma sociedade mais justa.

isso é verdade. Falar em uma sociedade multicultural significa representar todas as culturas pertencentes aos mais diversos grupos sociais. Portanto, ética, democracia e cidadania são fatores importantes para concretizar a ideia de pluralismo cultural (relativismo cultural).

2. A abordagem do multiculturalismo é positiva em um contexto democrático, pois é mais provável que os grupos sejam vistos como atores políticos.

isso é verdade. De fato, o multiculturalismo é positivo para a democracia. Nesse contexto, a exibição de símbolos culturais (para muitos grupos sociais) é uma forma de liberdade de expressão.

3. A formação transcultural envolve a integração de grupos altamente respeitados na sociedade a que pertencem.

Erro. De fato, as raízes multiculturais derivam da ideia de proteger a liberdade de expressão para muitos grupos marginalizados. Portanto, esse contexto se refere à exclusão cultural de diferentes grupos sociais.

4. O multiculturalismo reúne indivíduos que lutam pela garantia dos direitos sociais relacionados à identidade.

Erro. Esse conceito está mais próximo da compreensão dos movimentos sociais. Nesse caso, é possível destacar a ciência dos conflitos fundiários, característicos dos povos indígenas.

————————————————————————————————————————–

2

I e IV ESTÃO CORRETAS

Explicação:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x