Pergunta

Ao abordar o tema da problemateca, smole e diniz (2016) apresentam vários tipos de problemas não convencionais que podem compor a coletânea de problemas do professor e auxiliá-lo em diversas situações em sala de aula. Dentre eles, as autoras falam sobre os problemas de lógica (smole; diniz, 2016). Smole, k. S. ; diniz, m. I. O recurso problemateca. In: smole, k. S. ; diniz, m. I. Resolução de problemas nas aulas de matemática: o recurso problemateca. Porto alegre: penso, 2016. P. 23 a respeito de problemas de lógica, avalie as afirmativas a seguir. I. Os problemas de lógica permitem o desenvolvimento de várias operações de pensamento. Ii. Os problemas de lógica, pelo curioso das histórias e pela estrutura deles, estimulam mais a análise dos dados. Iii. Os problemas de lógica podem ser propostos desde os anos iniciais a partir de enunciados mais simples. Iv. Os problemas de lógica permitem que os alunos apresentem diferentes resoluções, o que favorece a argumentação e a ampliação do repertório dos alunos. É correto o que se afirma em:

Respostas
* Respostas disponíveis após os anúncios, basta clicar no botão para ver a resposta dada

Sobre problemas de lógica em sala de aula, apresentadas por Smole e Diniz (2016). Todas as afirmativas (I, II, III, IV), estão corretas.

Os problemas de lógica são uma ferramenta pedagógica eficaz, conforme discutido por Smole e Diniz (2016). Eles estimulam o desenvolvimento cognitivo dos alunos, permitindo a prática de várias operações de pensamento. A estrutura intrigante e as histórias curiosas desses problemas incentivam uma análise mais profunda dos dados.

Além disso, esses problemas podem ser introduzidos desde os anos iniciais com enunciados mais simples, tornando-os acessíveis para alunos mais jovens. Uma característica notável dos problemas de lógica é que eles permitem múltiplas soluções. Isso favorece a argumentação em sala de aula, permitindo que os alunos ampliem seu repertório de estratégias de resolução de problemas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x